

O Duo Viola & Cravo foi concebido em 2009 por Ricardo Matsuda (violas brasileiras) e Patricia Gatti (cravo), em uma parceria musical que começou ainda como integrantes do Grupo Anima, do qual fizeram parte até 2008, e se consolidou com a gravação dos CDs “Contos Instrumentais” e “O cravo e a Rosa”. Desde então, a dupla vem realizando uma série de shows e circulações pelo território nacional, através de prêmios e editais de fomento à cultura como o ProAC Editais e ProAC ICMS, além de parcerias com instituições relevantes para a difusão da arte como o Sesc no Estado de São Paulo.
Conheça mais sobre a trajetória musical e profissional de Ricardo Matsuda e Patricia Gatti:

No Japão, Matsuda apresentou arranjos e composições para programa com os grupos de percussão Yanagasse Daiko e Sambonês – formado por integrantes da Sinfônica de Campinas. Para a mesma orquestra, escreveu arranjos para temas populares brasileiros nas temporadas de 1997 e 1998, incluindo o programa apresentado pelo grupo de câmara Carcará nos EUA e Japão.
Lançou em 2001 o CD “Dança das Estações” e teve composição e arranjos gravados pela Sinfônica de Campinas no CD “Campinas de Todos os Sons”. Atualmente, Matsuda atua em parceria com a cantora Izabel Padovani, vencedora do Prêmio VISA Intérpretes, tendo realizado turnê pela Áustria e Alemanha em 2013.
Com o Duo Viola & Cravo, em parceria com a cravista Patricia Gatti, lançou 2 CDs: “Contos Instrumentais” e “O Cravo e a Rosa”.
Ricardo Matsuda
Ricardo Matsuda é violonista, violeiro, contrabaixista, arranjador e compositor. Atua principalmente nas músicas popular e instrumental brasileiras, tendo participado de produções com Izabel Padovani, Juliana Caymmi, Toninho Horta, Toquinho, Paulo Jobim, Jaques Morelembaun, Fátima Guedes, Mané Silveira, Ivan Vilela e Guinga, entre outros nomes, como arranjador da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, e em uma série de CDs, trilhas sonoras para teatro, TV e espetáculos musicais.
Integrou o Grupo Anima de 2001 a 2008, com o qual se apresentou em quase todos os Estados do Brasil, além de Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, México, Canadá e EUA. O grupo foi nomeado ao Prêmio Carlos Gomes da Secretaria de Estado da Cultura em 2003 na categoria Música de Câmara.



Ainda como cravista do Grupo Anima realizou inúmeras turnês internacionais, participando de espetáculos nos EUA, Canadá, México, Colômbia, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai, e por inúmeros festivais, séries de concertos e projetos de circulação de música por todo o Brasil. Na TV Cultura, participou do Programa “Mosaicos” em homenagem ao músico Elomar F. de Melo. Como cravista de música barroca participou junto a diversas formações camerísticas, orquestras, no grupo Harmonia Universalis e no Duetto de cravo a quatro mãos. Paralelamente atua como prof.ª colaboradora no atendimento em arte e musicoterapia do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

Patricia Gatti
Patricia Gatti é pós-graduada em cravo, com doutorado em música pela Unicamp, e uma das cravistas responsáveis pela inserção e atualização do cravo na música popular brasileira.
Integra o Trio SIRUIZ de Rabeca, Cravo e Percussão e atua desde 2009, junto ao músico e compositor Ricardo Matsuda, no Duo Viola & Cravo com 2 CDs gravados: “Contos Instrumentais” e “O cravo e a Rosa”. Vem realizando inúmeros concertos no Brasil e oficinas pelo interior do Estado de São Paulo.
Fez parte do “Duo e Trio Bem Temperado” ao lado do compositor/intérprete José Eduardo Gramani e participou como cravista do Grupo Anima, desde a sua fundação até 2008, no qual conquistou os prêmios: Movimento/1997 (Melhor CD Instrumental); APCA/1998 (Grupo de Música de Câmara) e Prêmio Carlos Gomes/2000 (Melhor Grupo de Música de Câmara).
