top of page
oka-enlace-midiassociais-fullbanner.webp
oka-enlace-imagens-13.webp

O Duo Viola & Cravo foi concebido em 2009 por Ricardo Matsuda (violas brasileiras) e Patricia Gatti (cravo), em uma parceria musical que começou ainda como integrantes do Grupo Anima, do qual fizeram parte até 2008, e se consolidou com a gravação dos CDs “Contos Instrumentais” e “O cravo e a Rosa”. Desde então, a dupla vem realizando uma série de shows e circulações pelo território nacional, através de prêmios e editais de fomento à cultura como o ProAC Editais e ProAC ICMS, além de parcerias com instituições relevantes para a difusão da arte como o Sesc no Estado de São Paulo. 

Conheça mais sobre a trajetória musical e profissional de Ricardo Matsuda e Patricia Gatti:

oka-enlace-imagens-115.webp

No Japão, Matsuda apresentou arranjos e composições para programa com os grupos de percussão Yanagasse Daiko e Sambonês – formado por integrantes da Sinfônica de Campinas. Para a mesma orquestra, escreveu arranjos para temas populares brasileiros nas temporadas de 1997 e 1998, incluindo o programa apresentado pelo grupo de câmara Carcará nos EUA e Japão.

Lançou em 2001 o CD “Dança das Estações” e teve composição e arranjos gravados pela Sinfônica de Campinas no CD “Campinas de Todos os Sons”. Atualmente, Matsuda atua em parceria com a cantora Izabel Padovani, vencedora do Prêmio VISA Intérpretes, tendo realizado turnê pela Áustria e Alemanha em 2013.

Com o Duo Viola & Cravo, em parceria com a cravista Patricia Gatti, lançou 2 CDs: “Contos Instrumentais” e “O Cravo e a Rosa”.

Ricardo Matsuda

Ricardo Matsuda é violonista, violeiro, contrabaixista, arranjador e compositor. Atua principalmente nas músicas popular e instrumental brasileiras, tendo participado de produções com Izabel Padovani, Juliana Caymmi, Toninho Horta, Toquinho, Paulo Jobim, Jaques Morelembaun, Fátima Guedes, Mané Silveira, Ivan Vilela e Guinga, entre outros nomes, como arranjador da Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, e em uma série de CDs, trilhas sonoras para teatro, TV e espetáculos musicais.

Integrou o Grupo Anima de 2001 a 2008, com o qual se apresentou em quase todos os Estados do Brasil, além de Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia, Colômbia, México, Canadá e EUA. O grupo foi nomeado ao Prêmio Carlos Gomes da Secretaria de Estado da Cultura em 2003 na categoria Música de Câmara.

oka-enlace-imagens-116.webp
Asset-5_600xxx.png
oka-enlace-imagens-19.webp

Ainda como cravista do Grupo Anima realizou inúmeras turnês internacionais, participando de espetáculos nos EUA, Canadá, México, Colômbia, Bolívia, Argentina, Paraguai e Uruguai, e por inúmeros festivais, séries de concertos e projetos de circulação de música por todo o Brasil. Na TV Cultura, participou do Programa “Mosaicos” em homenagem ao músico Elomar F. de Melo. Como cravista de música barroca participou junto a diversas formações camerísticas, orquestras, no grupo Harmonia Universalis e no Duetto de cravo a quatro mãos. Paralelamente atua como prof.ª colaboradora no atendimento em arte e musicoterapia do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp.

ornamento-enlace-flores.png

Patricia Gatti

Patricia Gatti é pós-graduada em cravo, com doutorado em música pela Unicamp, e uma das cravistas responsáveis pela inserção e atualização do cravo na música popular brasileira.

Integra o Trio SIRUIZ de Rabeca, Cravo e Percussão e atua desde 2009, junto ao músico e compositor Ricardo Matsuda, no Duo Viola & Cravo com 2 CDs gravados: “Contos Instrumentais” e “O cravo e a Rosa”. Vem realizando inúmeros concertos no Brasil e oficinas pelo interior do Estado de São Paulo.

Fez parte do “Duo e Trio Bem Temperado” ao lado do compositor/intérprete José Eduardo Gramani e participou como cravista do Grupo Anima, desde a sua fundação até 2008, no qual conquistou os prêmios: Movimento/1997 (Melhor CD Instrumental); APCA/1998 (Grupo de Música de Câmara) e Prêmio Carlos Gomes/2000 (Melhor Grupo de Música de Câmara).

oka-enlace-imagens-124 copy.webp
bottom of page